domingo, 13 de março de 2016

ÚLTIMA SEMANA DE JESUS NA TERRA - SETE DIAS ANTES DA RESSURREIÇÃO

VERSÍCULO BÍBLICO DO DIA 20/03/2016 (Domingo)
(Domingo 9 de nisã do Ano 33 EC. - Calendário Judaico)
“Eles levaram o jumentinho a Jesus e puseram as suas capas sobre o animal. Em seguida, Jesus o montou”. (Marcos 11:7)

FALTAVA SETE DIAS ANTES DA RESSURREIÇÃO DE JESUS
No dia seguinte, 9 de nisã, domingo, Jesus sai de Betânia com os discípulos e se dirige a Jerusalém. Quando se aproximam do monte das Oliveiras, Jesus fala com dois discípulos, dizendo: “Vão à aldeia que está ao alcance da vista e logo acharão uma jumenta amarrada, e um jumentinho com ela. Desamarrem-nos e tragam-nos para mim. Se alguém lhes disser alguma coisa, digam: ‘O Senhor precisa deles.’ Com isso, imediatamente os deixará trazê-los.” (Mateus 21:2, 3) 

CUMPRIMENTO DE ZACARIAS: Os discípulos não percebem que as instruções de Jesus era um cumprimento da profecia de Zacarias 9:9. Ele predisse que o Rei prometido por Deus entraria em Jerusalém com humildade e “montado num jumento, num jumentinho, filhote de uma jumenta”. Quando os discípulos chegam a Betfagé e pegam o jumentinho e sua mãe, as pessoas que estão ali perto perguntam: “O que vocês estão fazendo, desamarrando o jumentinho?” (Marcos 11:5) Mas quando souberam que era para o Senhor, deixaram os discípulos levá-los. Eles colocam suas capas na jumenta e no filhote, Jesus monta no filhote. A multidão aumenta ao passo que Jesus, montado no jumento, se aproxima de Jerusalém. Muitos espalham suas capas na estrada. Outros cortam galhos de árvores ou “ramos dos campos” e Gritam: “Salva, rogamos! Bendito é aquele que vem em nome de SENHOR! Bendito é o Reino que virá, do nosso pai Davi!” (Marcos 11:8-10)

JUMENTO: Uma obra de referência diz que o jumento “é uma criatura humilde” e acrescenta: “Trata-se de um animal de tração costumeiramente usado pelos pobres; é lento, teimoso e não é muito elegante.” Antigamente, em Israel, os novos reis costumavam entrar em Jerusalém montados em jumentos novos para se apresentar ao povo. Salomão, filho de Davi, para ir à sua unção para o cargo, montou a mula de seu pai, sendo a mula um animal híbrido descendente dum jumento. (1 Reiss 1:33-40) Era, portanto, bem apropriado que Jesus, maior do que Salomão, cumprisse a profecia de Zacarias 9:9 não por montar um cavalo, mas um jumentinho, “em quem nenhum da humanidade jamais montou”. (Lucas 19:30, 35) Pelo visto, um animal que ainda não tinha sido usado era especialmente adequado para fins sagrados. Alguns acham que a humildade é sinal de fraqueza, isso não passa de um grande engano, pois o mais humilde de todos os homens era também o mais corajoso.

JESUS PROFETIZA SOBRE JERUSALÉM
Quando vê Jerusalém, Jesus começa a chorar e profetiza: “Seus inimigos construirão em sua volta uma fortificação de estacas pontiagudas, cercarão você e a sitiarão, por todos os lados. Eles lançarão por terra você e seus filhos no seu meio, e não deixarão em você pedra sobre pedra.” (Lucas 19:42-44) Cumprindo as palavras de Jesus, Jerusalém é destruída em 70 EC. Quando Jesus entra em Jerusalém, ‘a cidade inteira fica em alvoroço e diz: “Quem é este?”’ E as multidões não param de Dizem: “Este é o profeta Jesus, de Nazaré da Galileia!” (Mateus 21:10, 11) Alguns deles que viram Jesus ressuscitar Lázaro contam a outros sobre esse milagre. Como de costume ao visitar Jerusalém, Jesus vai ao templo para ensinar. Ali cura cegos e mancos. Os principais sacerdotes e os escribas ficam furiosos quando veem o que ele está fazendo e ouvem os meninos no templo gritar: “Salva, rogamos, o Filho de Davi!” Os líderes religiosos perguntam a Jesus: “Está ouvindo o que eles estão dizendo?” Ele responde: “Vocês nunca leram o seguinte: ‘Da boca de crianças e de bebês fizeste sair louvor’?” (Mateus 21:15, 16) Antes de começar 10 de nisã, ele volta para Betânia, onde passa a noite de domingo.
Leitura Bíblica de Hoje: Marcos 11:1-11; João 12:12-19.

(MARCOS. 11:1-11)
1 Quando Jesus e os discípulos estavam chegando a Jerusalém, foram até o monte das Oliveiras, que fica perto dos povoados de Betfagé e Betânia. Então Jesus enviou dois discípulos na frente,
2 com a seguinte ordem: – Vão até o povoado que fica ali adiante. Logo que vocês entrarem lá, encontrarão preso um jumentinho que ainda não foi montado. Desamarrem o animal e o tragam aqui.
3 Se alguém perguntar por que vocês estão fazendo isso, digam que o Mestre precisa dele, mas o devolverá logo.
4 Eles foram e acharam o jumentinho na rua, amarrado perto da porta de uma casa. Quando estavam desamarrando o animal,
5 algumas pessoas que estavam ali perguntaram: – O que é que vocês estão fazendo? Por que estão desamarrando o jumentinho?6 Eles responderam como Jesus havia mandado, e então aquelas pessoas deixaram que os dois discípulos levassem o animal.
Eles levaram o jumentinho a Jesus e puseram as suas capas sobre o animal. Em seguida, Jesus o montou.
8 Muitas pessoas estenderam as suas capas no caminho, e outras espalharam no caminho ramos que tinham cortado nos campos.
9 Tanto os que iam na frente como os que vinham atrás começaram a gritar: – Hosana a Deus! Que Deus abençoe aquele que vem em nome do Senhor!
10 Que Deus abençoe o Reino de Davi, o nosso pai, o Reino que está vindo! Hosana a Deus nas alturas do céu!
11 Jesus entrou em Jerusalém, foi até o Templo e olhou tudo em redor. Mas, como já era tarde, foi para o povoado de Betânia com os doze discípulos.

(JOÃO. 12:12-19)
12 No dia seguinte, a grande multidão que tinha ido à Festa da Páscoa ouviu dizer que Jesus estava chegando a Jerusalém.
13 Então eles pegaram ramos de palmeiras e saíram para se encontrar com ele, gritando: – Hosana a Deus! Que Deus abençoe aquele que vem em nome do Senhor! Que Deus abençoe o Rei de Israel!
14 Jesus procurou um jumentinho e o montou, como dizem as Escrituras Sagradas:
15 “Povo de Jerusalém, não tenha medo! Veja! Aí vem o seu Rei, montado num jumentinho!”
16 Naquela ocasião os discípulos não entenderam isso. Mas, depois de Jesus ter voltado para a presença gloriosa de Deus, eles lembraram que isso estava escrito a respeito dele e também que era isso o que tinha acontecido.
17 A multidão que estava com Jesus quando ele havia chamado Lázaro para fora do túmulo e o tinha ressuscitado espalhou a notícia do que tinha acontecido.18 E o povo foi encontrar-se com Jesus, pois ficou sabendo que ele tinha feito esse milagre.
19 Então os fariseus disseram uns aos outros: – Não estamos conseguindo nada! Vejam! Todos estão indo com ele!


VER A PRÓXIMA LEITURA: SEGUNDA-FEIRA: JESUS EXPULSA VENDEDORES DO TEMPLO>>CLIQUE AQUI>> 





Nenhum comentário:

Postar um comentário