terça-feira, 15 de março de 2016

QUEM FOI PÔNCIO PILATOS?

QUEM FOI PÔNCIO PILATOS?
O imperador romano Tibério nomeou Pilatos como governador da província da Judeia no ano 26 EC, Pilatos tinha menos de 30 anos de idade.

FLÁVIO JOSEFO:  É uma das principais fontes de informações sobre Pôncio Pilatos. O historiador romano Tácito diz que Pilatos executou Christus, de quem os cristãos adotaram seu nome. Flávio Josefo diz que os governadores romanos, por causa da aversão dos judeus ao uso de imagens, evitavam entrar em Jerusalém com estandartes que exibiam efígies do imperador. Visto que Pilatos desconsiderava isso, os judeus, sentia-se insultados por ele. Quando os judeus disseram que preferiam morrer a transgredir a Lei, e que os judeus irados poderiam pedir a Tibério que o destituísse do seu cargo. Pilatos mandou retirar os estandartes.

“O QUE É A VERDADE?” Ao saber da missão de Jesus, de dar testemunho da verdade, Pilatos achou que o prisioneiro não representava nenhuma ameaça a Roma. A sua conclusão foi: “Não acho crime neste homem.”  Isso deveria ter sido o fim do julgamento de Jesus, mas os judeus insistiam em dizer que ele estava subvertendo a nação. O motivo da denúncia dos principais sacerdotes contra Jesus era a inveja, e Pilatos sabia disso. Pilatos tentou induzir a multidão a pedir a absolvição de Jesus, segundo o costume de libertar um prisioneiro na Páscoa. Mas a multidão clamou pela soltura do criminoso Barrabás.  Pilatos acabou colocando sua carreira à frente de sua consciência e da justiça. Pediu que lhe trouxessem água, lavou as mãos e alegou inocência na sentença de morte que estava aprovando. Pilatos ainda fez uma última tentativa de absolver Jesus, mas a multidão aos gritos disse que, se fizesse isso, não seria amigo de César. (João 19:12) Foi então que Pilatos cedeu.  Certo erudito disse a respeito da decisão de Pilatos: “A solução era muito simples, executar o homem. Tudo o que se tinha a perder era a vida de um judeu aparentemente insignificante; seria tolice permitir que problemas aumentassem por causa de um homem.”

O QUE ACONTECEU COM PILATOS?  Josefo diz que os samaritanos se queixaram ao superior de Pilatos, Lúcio Vitélio, governador da Síria, por Pilatos ter cometido muitos crimes contra os samaritanos. Ele ordenou que Pilatos fosse a Roma explicar suas ações ao imperador. Antes de chegar lá, porém, Tibério o imperador faleceu. Pilatos passa da história para as lendas. Tem-se dito que Pilatos tornou-se cristão. Eusébio, escritor de fins do terceiro século foi o primeiro a dizer que Pilatos, assim como Judas Iscariotes, cometeu suicídio.

CONCLUSÃO: Pilatos mandou torturar e matar Jesus só para salvar sua carreira. Alguns argumentam que o dever de Pilatos não era fazer justiça, mas sim promover a paz e os interesses de Roma. Mas mesmo assim nenhum juiz poderia, em sã consciência, condenar um homem que julgasse ser inocente. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário