domingo, 13 de março de 2016

A ÚLTIMA SEMANA DE JESUS NA TERRA - CINCO DIAS ANTES DA RESSURREIÇÃO

VERSÍCULO BÍBLICO DO DIA 22/03/2016 (Terça-feira)
(Terça-feira 10 de nisã do Ano 33 EC. - Calendário Judaico)
“Jesus viu também uma viúva pobre, que pôs ali duas moedinhas de pouco valor. Então ele disse: – Eu afirmo a vocês que esta viúva pobre deu mais do que todos.”. (Lucas 21:2, 3)

FALTAVA CINCO DIAS ANTES DA RESSURREIÇÃO DE JESUS
TERÇA-FEIRA – A FIGUEIRA SECA: Na manhã da terça-feira 11 de nisã, Jesus e seus discípulos viajam novamente rumo a Jerusalém. Passando pelo monte das Oliveiras, no caminho de Betânia para Jerusalém, Pedro observa a árvore que Jesus amaldiçoou na manhã anterior. Ele diz: “Rabi, veja! A figueira que o senhor amaldiçoou secou.” Mas por que Jesus fez a figueira secar? Ele diz o motivo: “Eu lhes digo a verdade: Se tiverem fé e não duvidarem, vocês não só farão o que eu fiz à figueira, mas até mesmo se disserem a este monte: ‘Levante-se e jogue-se no mar’, isso acontecerá. E tudo o que pedirem em oração, tendo fé, vocês receberão.” (Mateus 21:21, 22) Assim como a figueira, a nação de Israel tem uma aparência enganosa. As pessoas dessa nação estão numa relação pactuada com Deus e podem dar a impressão de que obedecem à Lei. No entanto, a nação como um todo mostra que não tem fé e que não produz bons frutos. Até mesmo rejeitam o Filho de Deus.

UMA VIÚVA POBRE DÁ DUAS PEQUENAS MOEDAS
Jesus vê vários judeus colocando suas contribuições fazendo exatamente isso, os ricos colocam “muitas moedas” como dádivas. Então ele observa uma viúva pobre colocar “duas pequenas moedas de pouquíssimo valor”. (Marcos 12:41, 42) Ele explica aos seus discípulos: “Todos eles puseram do que lhes sobrava, mas ela, da sua carência, pôs tudo que possuía, tudo que tinha para viver.” A maneira de pensar e de agir da viúva é bem diferente da dos líderes religiosos. (Marcos 12:43, 44)

JESUS E OS OPOSITORES E SUAS ILUSTRAÇÕES
Como de costume Jesus começa a ensinar.  E deixa os principais sacerdotes e os anciãos sem saber o que dizer. Eles o desafiaram, questionando com que autoridade ele faz as coisas. A resposta de Jesus os deixa sem reação. Em seguida, ele faz ilustrações que expõe quem eles realmente são:
1. ILUSTRAÇÃO SOBRE DOIS FILHOS - Mateus 21:28-31.
2. ILUSTRAÇÃO DOS LAVRADORES - Mateus 22:1-14.
3. ILUSTRAÇÃO DA FESTA DE CASAMENTO - Mateus 22:2, 3.
4. ILUSTRAÇÃO DE DAR A CÉSAR AS COISAS DE CÉSAR - Lucas 20:21, 22.  

O TEMPLO DE JERUSALÉM SERÁ DESTRUÍDO
Conforme a terça-feira vai chegando ao fim, Jesus deixa o templo pela última vez. Um dos discípulos diz: “Instrutor, veja que pedras e que edifícios maravilhosos!” (Marcos 13:1) Realmente, algumas das pedras das muralhas do templo são enormes e dão a impressão de que ele vai durar muito tempo. Por isso Jesus diz: “Está vendo estes grandes edifícios? De modo algum ficará aqui pedra sobre pedra sem ser derrubada.” Do Monte das Oliveiras ele fica com quatro dos seus apóstolos, Pedro, André, Tiago e João, e conseguem ver melhor o magnífico templo. 
LEITURA BÍBLICA DE HOJE: Lucas 21:1-36; João 12:20-50.

(LUCAS. 21:1-36)
1 Jesus estava no pátio do Templo, olhando o que estava acontecendo, e viu os ricos pondo dinheiro na caixa das ofertas.

2 Viu também uma viúva pobre, que pôs ali duas moedinhas de pouco valor.
3 Então ele disse: – Eu afirmo a vocês que esta viúva pobre deu mais do que todos.
4 Porque os outros deram do que estava sobrando. Porém ela, que é tão pobre, deu tudo o que tinha para viver.
5 Algumas pessoas estavam falando de como o Templo era enfeitado com bonitas pedras e com as coisas que tinham sido dadas como ofertas. Então Jesus disse:
6 Chegará o dia em que tudo isso que vocês estão vendo será destruído. E não ficará uma pedra em cima da outra.
7 Aí eles perguntaram: – Mestre, quando será isso? Que sinal haverá para mostrar quando é que isso vai acontecer?
8 Jesus respondeu: – Tomem cuidado para que ninguém engane vocês. Porque muitos vão aparecer fingindo ser eu, dizendo: “Eu sou o Messias” ou “Já chegou o tempo”. Porém não sigam essa gente.
9 Não tenham medo quando ouvirem falar de guerras e de revoluções. Pois é preciso que essas coisas aconteçam primeiro. Mas isso não quer dizer que o fim esteja perto.
10 E continuou: – Uma nação vai guerrear contra outra, e um país atacará outro.
11 Em vários lugares haverá grandes tremores de terra, falta de alimentos e epidemias. Acontecerão coisas terríveis, e grandes sinais serão vistos no céu.
12 Mas, antes de acontecer tudo isso, vocês serão presos e perseguidos. Vocês serão entregues para serem julgados nas sinagogas e depois serão jogados na cadeia. Por serem meus seguidores, vocês serão levados aos reis e aos governadores para serem julgados.
13 E isso dará oportunidade a vocês para anunciarem o evangelho.
14 Resolvam desde já que não vão ficar preocupados, antes da hora, com o que dirão para se defender.
15 Porque eu lhes darei palavras e sabedoria que os seus inimigos não poderão resistir, nem negar.
16 Vocês serão entregues às autoridades pelos seus próprios pais, irmãos, parentes e amigos, e alguns de vocês serão mortos.
17 Todos odiarão vocês por serem meus seguidores.
18 Mas nem um fio de cabelo de vocês será perdido.
19 Fiquem firmes, pois assim vocês serão salvos.
20 Jesus disse ainda: – Quando vocês virem a cidade de Jerusalém cercada por exércitos, fiquem sabendo que logo ela será destruída.
21 Então, os que estiverem na região da Judéia, que fujam para os montes. Quem estiver na cidade, que saia logo. E quem estiver no campo, que não entre na cidade.
22 Porque aqueles dias serão os “Dias do Castigo”, e neles acontecerá tudo o que as Escrituras Sagradas dizem.
23 Ai das mulheres grávidas e das mães que ainda estiverem amamentando naqueles dias! Porque virá sobre a terra uma grande aflição, e cairá sobre esta gente um terrível castigo de Deus.
24 Muitos serão mortos à espada, e outros serão levados como prisioneiros para todos os países do mundo. E os não-judeus conquistarão Jerusalém, até que termine o tempo de eles fazerem isso.
25 E Jesus continuou: – Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas. E, na terra, todas as nações ficarão desesperadas, com medo do terrível barulho do mar e das ondas.
26 Em todo o mundo muitas pessoas desmaiarão de terror ao pensarem no que vai acontecer, pois os poderes do espaço serão abalados.
27 Então o Filho do Homem aparecerá descendo numa nuvem, com poder e grande glória.
28 Quando essas coisas começarem a acontecer, fiquem firmes e de cabeça erguida, pois logo vocês serão salvos.
29 Em seguida Jesus fez esta comparação: – Vejam o exemplo da figueira ou de qualquer outra árvore.
30 Quando vocês vêem que as suas folhas começam a brotar, vocês já sabem que está chegando o verão.
31 Assim também, quando virem acontecer aquelas coisas, fiquem sabendo que o Reino de Deus está para chegar.
32 Eu afirmo a vocês que isto é verdade: essas coisas vão acontecer antes de morrerem todos os que agora estão vivos.
33 O céu e a terra desaparecerão, mas as minhas palavras ficarão para sempre.
34 E Jesus terminou, dizendo: – Fiquem alertas! Não deixem que as festas, ou as bebedeiras, ou os problemas desta vida façam vocês ficarem tão ocupados, que aquele dia pegue vocês de surpresa,
35 como se fosse uma armadilha. Pois ele cairá sobre todos no mundo inteiro.
36 Portanto, fiquem vigiando e orem sempre, a fim de poderem escapar de tudo o que vai acontecer e poderem estar de pé na presença do Filho do Homem, quando ele vier

(JOÃO. 12:20-50)
20 Entre o povo que tinha ido a Jerusalém para tomar parte na festa, estavam alguns não-judeus.
21 Eles foram falar com Filipe, que era da cidade de Betsaida, na Galiléia, e pediram: – Senhor, queremos ver Jesus.
22 Filipe foi dizer isso a André, e os dois foram falar com Jesus.
23 Então ele respondeu: – Chegou a hora de ser revelada a natureza divina do Filho do Homem.
24 Eu afirmo a vocês que isto é verdade: se um grão de trigo não for jogado na terra e não morrer, ele continuará a ser apenas um grão. Mas, se morrer, dará muito trigo.
25 Quem ama a sua vida não terá a vida verdadeira; mas quem não se apega à sua vida, neste mundo, ganhará para sempre a vida verdadeira.
26 Quem quiser me servir siga-me; e, onde eu estiver, ali também estará esse meu servo. E o meu Pai honrará todos os que me servem.
27 Jesus continuou: – Agora estou sentindo uma grande aflição. O que é que vou dizer? Será que vou dizer: Pai, livra-me desta hora de sofrimento? Não! Pois foi para passar por esta hora que eu vim.
28 Pai, revela a tua presença gloriosa! Então do céu veio uma voz, que dizia: – Eu já a revelei e a revelarei de novo.
29 A multidão que estava ali ouviu a voz e dizia que era um trovão. Outros afirmavam que um anjo tinha falado com Jesus.
30 Mas ele disse: – Não foi por minha causa que veio esta voz, mas por causa de vocês.
31 Chegou a hora de este mundo ser julgado, e aquele que manda nele será expulso.
32 E, quando eu for levantado da terra, atrairei todas as pessoas para mim.
33 Ele dizia isso para indicar de que maneira ia morrer.
34 A multidão perguntou: – A nossa Lei diz que o Messias vai viver para sempre. Como é que o senhor diz que o Filho do Homem precisa ser levantado da terra? Quem é esse Filho do Homem?
35 Jesus respondeu: – A luz estará com vocês ainda um pouco mais. Vivam a sua vida enquanto vocês têm esta luz, para que a escuridão não caia de repente sobre vocês. Quem anda na escuridão não sabe para onde vai.
36 Enquanto vocês têm a luz, creiam na luz para que possam viver na luz. Depois que Jesus disse isso, foi embora e se escondeu do povo.
37 Eles tinham visto Jesus fazer todos esses milagres, mas não criam nele,
38 para que se cumprisse o que disse o profeta Isaías: “Senhor, quem creu na nossa mensagem? E quem viu que era o Senhor que estava agindo?”
39 Não podiam crer porque, como disse Isaías:
40 “Deus cegou os olhos deles e fechou a mente deles, para que não vejam, e não entendam, e não se voltem para ele, e sejam curados por ele.”
41 Isaías disse isso porque viu a revelação da natureza divina de Jesus e falou a respeito dele.
42 No entanto, muitos líderes judeus creram em Jesus, mas não falavam publicamente a favor dele para que os fariseus não os expulsassem da sinagoga.
43 Eles gostavam mais de ser elogiados pelas pessoas do que de ser elogiados por Deus.
44 Jesus disse bem alto: – Quem crê em mim crê não somente em mim, mas também naquele que me enviou.
45 Quem me vê vê também aquele que me enviou.
46 Eu vim ao mundo como luz para que quem crê em mim não fique na escuridão.
47 Se alguém ouvir a minha mensagem e não a praticar, eu não o julgo. Pois eu vim para salvar o mundo e não para julgá-lo.
48 Quem me rejeita e não aceita a minha mensagem já tem quem vai julgá-lo. As palavras que eu tenho dito serão o juiz dessa pessoa no último dia.
49 – Eu não tenho falado em meu próprio nome, mas o Pai, que me enviou, é quem me ordena o que devo dizer e anunciar.

50 E eu sei que o seu mandamento dá a vida eterna. O que eu digo é justamente aquilo que o Pai me mandou dizer.

VER A PRÓXIMA LEITURA DA QUARTA-FEIRA: “A ÚLTIMA PÁSCOA” >>

Nenhum comentário:

Postar um comentário