domingo, 13 de março de 2016

A ÚLTIMA SEMANA DE JESUS NA TERRA - OITO DIAS ANTES DA RESSURREIÇÃO

VERSÍCULO BÍBLICO DO DIA 19/03/2016 (Sábado)
(Sábado 8 de nisã do Ano 33 EC. - Calendário Judaico)
“Jesus, seis dias antes da páscoa, chegou a Betânia, onde estava Lázaro, a quem Jesus levantara dentre os mortos”. (João 12:1)

FALTAVA OITO DIAS ATÉ A RESSURREIÇÃO DE JESUS.
Essa pequena vila fica a cerca de três quilômetros de Jerusalém. Um novo dia começa com o pôr do sol, no sábado, 8 de nisã.  Assim, ele termina a viagem antes do sábado visto que não podia vir nesse dia.  Muitos judeus chegaram a Jerusalém muito mais cedo “a fim de se purificar cerimonialmente” caso tenham tocado em um cadáver ou feito alguma coisa que os tornou impuros. (Joao 11:55; Números 9:6-10) Alguns dos que chegam mais cedo se reúnem no templo. Eles se perguntam se Jesus vira para á Pascoa. (João 11:56) A lei judaica proíbe fazer viagens no sábado, que começa no pôr do sol da sexta e vai até o pôr do sol do sábado. Provavelmente Jesus vai até a casa de Lazaro, assim como fez antes. 

REFEIÇÃO NA CASA DE SIMÃO: Simão é chamado "o leproso", talvez porque tenha sido curado por Jesus, que também mora em Betânia, convida Jesus e os que o acompanham, incluindo Lazaro, para uma refeição no sábado á noite. Maria abre um vaso de alabastro, ou um pequeno frasco, que contem “quase meio quilo de óleo perfumado, nardo genuíno”. (João 12:3) Esse óleo é muito caro, seu valor (300 denários) equivale a um ano de salário. Maria derrama o óleo sobre a cabeça e os pés de Jesus, e então enxuga os pés dele com seus cabelos. O cheiro do perfume se espalha por toda a casa. Jesus está em Betânia há mais de um dia, e a notícia sobre a sua presença se espalha. Muitos judeus vem até a casa de Simão para ver Jesus e também Lázaro, “a quem Jesus levantou dentre os mortos”. (Joao 12:9) Agora os principais sacerdotes fazem planos para matar Jesus e também Lazaro. Esses líderes religiosos acham que muitas pessoas depositam fé em Jesus porque Lazaro ainda está vivo.
Leitura Bíblica de Hoje: Mateus 26:6-13; Marcos 14:3-9; João 11:55-12:1.

(Mateus 26:6-13)
6 Jesus estava no povoado de Betânia, sentado à mesa na casa de Simão, o Leproso. Então uma mulher chegou perto de Jesus com um frasco feito de alabastro, cheio de um perfume muito caro, e derramou o perfume na cabeça dele.
7 verso 6 e 7 são juntos nesta versão
8 Ao verem aquilo, os discípulos ficaram zangados e disseram: – Que desperdício!
9 Esse perfume poderia ter sido vendido por uma fortuna, e o dinheiro, dado aos pobres.
10 Mas Jesus, sabendo o que eles diziam, disse: – Por que vocês estão aborrecendo esta mulher? Ela fez para mim uma coisa muito boa.
11 Pois os pobres estarão sempre com vocês, mas eu não.
12 O que ela fez foi perfumar o meu corpo para o meu sepultamento.
13 Eu afirmo a vocês que isto é verdade: em qualquer lugar do mundo onde o evangelho for anunciado, será contado o que ela fez, e ela será lembrada.

(João 11:55-12:11)
11:55 Faltava pouco tempo para a Festa da Páscoa. Muitos judeus foram a Jerusalém antes da festa para parte na cerimônia de purificação.
56 Eles procuravam Jesus e, no pátio do Templo, perguntavam uns aos outros: – O que é que vocês acham? Será que ele vem à festa?
57 Os chefes dos sacerdotes e os fariseus queriam prender Jesus. Por isso tinham dado ordem para que, se alguém soubesse, contasse onde ele estava.
12:1 Seis dias antes da Páscoa, Jesus foi ao povoado de Betânia, onde morava Lázaro, a quem ele tinha ressuscitado.
2 Prepararam ali um jantar para Jesus. Marta ajudava a servir, e Lázaro era um dos que estavam à mesa com ele.
3 Então Maria pegou um frasco cheio de um perfume muito caro, feito de nardo puro. Ela derramou o perfume nos pés de Jesus e os enxugou com os seus cabelos; e toda a casa ficou perfumada.
4 Mas Judas Iscariotes, o discípulo que ia trair Jesus, disse:
5 – Este perfume vale mais de trezentas moedas de prata. Por que não foi vendido, e o dinheiro, dado aos pobres?
6 Judas disse isso, não porque tivesse pena dos pobres, mas porque era ladrão. Ele tomava conta da bolsa de dinheiro e costumava tirar do que punham nela.
7 Então Jesus respondeu: – Deixe Maria em paz! Que ela guarde isso para o dia do meu sepultamento.
Os pobres estarão sempre com vocês, mas eu não estarei sempre com vocês.
9 Muitas pessoas ficaram sabendo que Jesus estava em Betânia. Então foram até lá não só por causa dele, mas também para ver Lázaro, o homem que Jesus tinha ressuscitado.
10 Então os chefes dos sacerdotes resolveram matar Lázaro também;
11 pois, por causa dele, muitos judeus estavam abandonando os seus líderes e crendo em Jesus.


VER A PRÓXIMMA LEITURA: DOMINGO: “JESUS ENTRA EM JERUSALÉM” CLIQUE AQUI>>http://luizvalter1.blogspot.com.br/2016/03/ultima-semana-de-jesus-na-terra-sete_13.html

Um comentário: