segunda-feira, 4 de maio de 2015

O LIVRO DE GÊNESIS

O LIVOR DE GÊNESIS 
Gênesis significa “Origem; Nascimento.” é o nome dado pela Septuaginta grega a este livros, ao passo que seu título hebraico “no princípio” é tirado da primeira palavra na sua sentença inicial. Tanto os judeus como os primitivos cristãos aceitaram a todos eles como tendo sido escritos por Moisés.

MOISÉS: Onde Moisés obteve as informações para escrever esse livro?  Se todas as informações contidas no livro de Gênesis se relacionam com eventos que ocorreram antes do nascimento de Moisés? RESPOSTAS: 1- Moisés pode ter recebidas essas informações diretamente por revelação divina.  2- Por causa da longevidade dos homens daquele época, estas informações, podem ter sido transmitidas a Moisés por meio de tradição oral. 3- Uma terceira possibilidade é que Moisés obteve grande parte das informações relativas a Gênesis de escritos ou documentos já existentes na época.

GÊNESIS PROVÊ O MODELO
 Gênesis provê-nos a base e o modelo para muitíssima coisa daquilo que está registrado no restante da Bíblia. Gênesis 3:15 fornece a primeira profecia messiânica, aquela do descendente espiritual da mulher, a saber, o Cristo, que machucaria a cabeça da Serpente, Satanás, o Diabo. Revelar-nos as qualidades incomparáveis de Deus e como ele recompensa os que o servem e que seguem um proceder reto. O livro registra o primeiro assassinato humano, advertindo-nos contra odiarmos nossos irmãos, o apóstolo João citou este acontecimento: “Devemos ter amor uns pelos outros; não como Caim, que se originou do iníquo e que matou a seu irmão” porque “suas próprias obras eram iníquas, mas as de seu irmão eram justas”. (1 João 3:11, 12) Dentre os doze filhos de Jacó destacavam-se Judá e José. Judá “mostrou-se superior entre os seus irmãos”. Por meio de Judá havia de vir o Messias, Jesus Cristo nasceu naquela tribo. Jesus é chamado de “Leão que é da tribo de Judá”.

PERGUNTAS SOBRE O LIVRO DE GÊNESIS:
(O QUE SIGNIFICA ESSES VERSÍCLOS)
1. Gênesis 4:15: Como Deus ‘estabeleceu um sinal em Caim’? A Bíblia não diz que Caim tenha recebido um sinal ou uma marca literal no corpo. O sinal provavelmente pode ter sido um decreto solene, conhecido e obedecido por outros, que visava impedir que ele fosse morto por vingança.
2. Gênesis 4:17: Onde Caim conseguiu sua esposa?
Adão “se tornou pai de filhos e de filhas”. (Gênesis 5:4) Assim, Caim tomou uma de suas irmãs ou talvez uma das suas sobrinha como esposa. Mais tarde, a Lei de Deus para os israelitas proibiu o casamento entre irmãos biológicos. (Levítico 18:9)
3. Gênesis 6:6: Em que sentido pode-se dizer que Deus “deplorou” ter feito o homem? A palavra hebraica traduzida “deplorou” neste versículo refere-se a uma mudança de atitude ou de intenção, não um arrependimento. Deus é perfeito e por isso não errou em criar o homem. O fato de ele ter preservado alguns humanos mostra que sua deploração se restringia aos que se haviam tornado iníquos. (2 Pedro 2:5, 9)
4. Gênesis 1:26. O Homem a Imagem de Deus? Por serem feitos à imagem de Deus, os humanos têm a capacidade de refletir atributos divinos. Nós certamente devemos procurar cultivar qualidades como amor, misericórdia, benignidade, bondade e paciência, refletindo assim a imagem daquele que nos fez.
5. Gênesis 4:3-7: Porque Abel e não Caim? Deus se agradou da oferta de Abel porque ele era justo e tinha fé. (Hebreus 11:4) Caim por outro lado suas ações eram iníquas, marcadas por inveja, ódio e assassinato, conforme foi indicado por suas condutas futuras por matar seu irmão. (1 João 3:12)
6. Gênesis 16:2: Foi correto Sarai oferecer sua serva, Agar, como esposa a Abraão? Sarai agiu em harmonia com o costume daqueles dias. Uma esposa estéril era obrigada a providenciar uma concubina para seu marido a fim de gerar um herdeiro. A prática da poligamia apareceu primeiramente na linhagem de Caim. Com o tempo, tornou-se costume e foi adotada por alguns adoradores de Deus Mas Deus nunca abandonou seu padrão original da monogamia. Tanto Noé como seus filhos, a quem foi repetida a ordem para ‘tornarem-se muitos e encher a Terra’, eram monógamos. E esse padrão de monogamia foi reafirmado por Jesus Cristo.
7. Gênesis 19:8: Não foi errado Ló oferecer suas filhas aos sodomitas? De acordo com o código de ética oriental, o anfitrião tinha a responsabilidade de proteger os hóspedes em sua casa, defendendo-os com a própria vida, se necessário. Ele corajosamente saiu da casa, fechou a porta atrás de si e enfrentou a turba sozinho. No momento em que ofereceu suas filhas, ele provavelmente já havia percebido que seus hóspedes eram mensageiros de Deus e pode ter concluído que Deus poderia proteger suas filhas assim como havia feito com sua tia Sara no Egito.
8. Gênesis 19:30-38: Deus fez vista grossa ao fato de Ló ficar embriagado e gerar filhos com suas duas filhas? Deus condena o incesto e a embriaguez. Na verdade, Ló deplorava as ‘ações contra a lei’ dos habitantes de Sodoma. (2 Pedro 2:6-8) O simples fato de suas filhas o embriagarem sugere que elas sabiam que, enquanto sóbrio, ele jamais consentiria em ter relações sexuais com elas. Mas por serem estrangeiras no país, elas entenderam que aquela era a única maneira de evitar a extinção da descendência de Ló. Esse relato se encontra na Bíblia para mostrar a ligação dos moabitas (por meio de Moabe) e dos amonitas (por meio de Ben-Ami) com os israelitas, descendentes de Abraão.
9. Gênesis 19:26: A mulher de Ló olhou para trás? Não foi uma simples olhada para trás, ela olhou com saudade das coisas deixadas atrás. É pura tolice desejarmos as coisas, e as atitudes que tínhamos no mundo anteriormente, ou permitir que elas nos façam ficar divididos, igual a mulher de Ló.
10. Gênesis 44:5: José realmente usava uma taça para interpretar presságios? A taça de prata e o que se disse a respeito dela eram evidentemente parte de um subterfúgio ou de um estratagema, para desviar a atenção dos seu irmãos. José era um adorador fiel de Deus. Na realidade, ele não usava a taça para interpretar presságios, assim como Benjamim, de fato, não a roubou.
11. Gênesis 9:24, 25: Por que amaldiçoou Noé a Canaã, quando o ofensor era Cã? É bem provável que Canaã fosse culpado de algum abuso ou perversão contra a pessoa de seu avô Noé, e que Cã presenciasse isso sem interferir. Em vez disso, parece que Cã, filho de Noé, espalhou a história, ao passo que Sem e Jafé agiram para cobrir seu pai.
12. Gênesis 28:12, 13: Qual era o significado do sonho de Jacó a respeito duma “escada”? Esta “escada” indicava que há uma comunicação entre a terra e o céu. Mostrava que anjos ministram entre Deus e os humanos que têm a sua aprovação.
13. Gênesis 31:19: O que eram os terafins que Raquel furtou de Labão? Os terafins eram deuses ou ídolos domésticos. Descobertas arqueológicas na Mesopotâmia indicam que a posse de tais imagens tinha relação com quem recebia a herança da família. É possível que Raquel tivesse isso em mente e raciocinasse que ela tinha justificativa para tomar os terafins, por causa dos tratos enganosos de seu pai Labão com o seu marido Jacó. Esses ídolos foram eliminados quando Jacó enterrou todos os deuses estrangeiros entregues a ele pelos de sua vida. (Gênesis 35:1-4)

Nenhum comentário:

Postar um comentário