terça-feira, 5 de maio de 2015

ACATAMOS QUANDO SOMOS ACONSELHADOS?


“TODOS NÓS TROPEÇAMOS MUITAS VEZES”.
“Escuta o conselho e aceita a disciplina, para que te tornes sábio no teu futuro.” (Tiago 3:2; Provérbios 19:20) Todos nós já fizemos vários ajustes para harmonizar nossas vidas com os ensinos da Bíblia. Mas como reagimos quando erramos e somos aconselhados? Alguns reagem tentando justificar-se, minimizam a seriedade do problema, ou colocam a culpa em outra pessoa. Veja Alguns exemplos do passado:

ELES NÃO ACEITARAM CONSELHOS:
1- O REI SAUL: Uma dessas pessoas foi o Rei Saul, de Israel, que não obedeceu à instrução de Deus sobre os amalequitas.  Deus enviou o profeta Samuel para repreender Saul. Qual foi sua reação? 1- Ele justificou seu erro dizendo  que havia obedecido à ordem de aniquilar mas que simplesmente havia decidido poupar a vida do rei. (1 Samuel 15:20) 2- Depois Saul tentou culpar o povo por ter preservado o rebanho, dizendo: “Temi o povo e assim obedeci à sua voz.” (1 Samuel 15:24) 3- Ele estava mais preocupado com sua própria posição, porque pediu que Samuel o honrasse diante do povo. (1 Samuel 15:30) Por  esses motivos Deus o rejeitou como rei da nação Israel. (1 Samuel 16:1)
2- O REI UZIAS: Ele “agiu de maneira infiel contra Deus, ele  entrou no templo de Deus para queimar incenso”. Apenas os sacerdotes podiam oferecer incenso. (2 Crônicas 26:16)  Quando o sacerdote principal tentou aconselha-lo e impedir Uzias, o rei reagiu de maneira furiosa. O que aconteceu? A Bíblia diz: “Apareceu subitamente a própria lepra na testa dele, porque Deus o havia atingido. E Uzias, o rei, continuou a ser leproso até o dia da sua morte.” (2 Crônicas 26:19-21) Eles não aceitaram conselhos por causa do ORGULHO.  

ELES ACEITARAM CONSELHOS:
1- MOISÉS: Veja o caso de Moisés, cujo sogro o aconselhou sobre como lidar com uma imensa carga de trabalho. Moisés escutou o conselho e o aplicou imediatamente. (Êxodo 18:13-24) Apesar de ocupar uma posição de grande autoridade, por que Moisés era receptivo a conselhos? Porque era humilde. “Moisés era em muito o mais manso de todos os homens na superfície do solo.” (Números 12:3)
2- O REI DAVI: Quando cometeu adultério com Bate-Seba e tentou acobertar seu erro fazendo com que o marido dela Urias, fosse morto. Deus enviou o profeta Natã para repreende-lo. Davi se arrependeu imediatamente e admitiu prontamente seu erro: “Pequei contra Deus.” (2 Samuel 12:13) Concluindo Pedro escreveu: “Cingi-vos de humildade mental uns para com os outros, porque Deus se opõe aos soberbos, mas dá benignidade imerecida aos humildes.” (1 Pedro 5:5)

Nenhum comentário:

Postar um comentário