segunda-feira, 27 de julho de 2015

O LIVRO BÍBLICO DE PROVÉRBIOS

 “Os provérbios de Salomão, filho de Davi, rei de Israel, para se conhecer a sabedoria e a disciplina, para se dar argúcia aos inexperientes, conhecimento e raciocínio ao jovem.” (Provérbios 1:1-4) Salomão chegou a “falar três mil provérbios”. Visto que a sua sabedoria era realmente a que “Deus lhe pusera no coração”, ao estudarmos Provérbios, estamos estudando a sabedoria do próprio Deus. Salomão foi o originador da maior parte dos provérbios.

DIVISÃO DO LIVRO: Provérbio pode ser dividido em cinco partes:
1) A Primeira Parte (1:1–9:18). É um poema contínuo, composto de curtos discursos, como de um pai para seu filho, que recomenda a necessidade de sabedoria para guiar o coração. 
2) A Segunda Parte (10:1–24:34). Encontramos aqui uma variedade de frases curtas, independentes, que aplicam sabedoria aos problemas complexos da vida.
3) A Terceira Parte (25:1–29:27). Recebemos conselhos edificantes sobre assuntos tais como honra, paciência, inimigos, como lidar com os estúpidos...
4) A Quarta Parte (30:1-33). Trata-se da “mensagem ponderosa” atribuída a Agur. Depois de humilde reconhecimento de sua própria pequenez, o escritor faz alusão à incapacidade do homem de criar a terra e as coisas que há nela.
5) A Quinta Parte (31:1-31). Eis outra “mensagem ponderosa” de Lemuel, o rei. (Provavelmente Salomão) É composta em dois estilos diferentes. A primeira parte anuncia a ruína à qual se pode chegar por meio de uma mulher má, adverte como a bebida inebriante. Na parte final, se faz uma descrição clássica de uma esposa capaz, quem a pode o achar?. Quando o comparamos com a Lei de Moisés, com o ensinamento de Jesus e com os escritos de seus discípulos e apóstolos, observamos uma notável união de pensamento. (1 Reis 3:10-12; 1 Reis 4:32; 1 Reis 10:23, 24)



Nenhum comentário:

Postar um comentário