segunda-feira, 27 de julho de 2015

O LIVRO BÍBLICO DE ECLESIASTES

O LIVRO BÍBLICO DE ECLESIASTES
“As palavras do congregante, filho de Davi, rei em Jerusalém.” (Eclesiastes 1:1) Salomão se refere a si mesmo como o “congregante”. É desse nome que deriva o nome do livro em português Eclesiastes. Que significa “um membro de uma eclésia (ou congregação; ou assembléia)”. Na qualidade de líder de um povo dedicado a Deus, Salomão tinha a responsabilidade de manter este povo fiel e dedicado a Deus. Rei Salomão foi o congregante de seu povo, congregou todos estes para a adoração do seu Deus.

O CONTEÚDO DE ECLESIASTES: 1) O Livro fala da futilidade do modo de vida do homem. As primeiras palavras ressoam o tema do livro: “‘A maior das vaidades’, disse o congregante, ‘a maior das vaidades”! 
2) Conselhos sábios para os que temem a Deus (capítulos 4:1-7:29). Salomão congratula os mortos, porque estão livres de “todos os atos de opressão que se praticam debaixo do sol”. Daí, continua a descrever as obras vãs e calamitosas.
3) O mesmo evento consequente para todos (capítulos 8:1-9:12). “Guarda a própria ordem do rei tudo o que a tua mão achar para fazer, faze-o com o próprio poder que tens, pois não há trabalho, nem planejamento, nem conhecimento, nem sabedoria no Seol, o lugar para onde vais.” 
4) A sabedoria prática e a obrigação do homem (capítulos 9:13-12:14) Ele declara que “a juventude e o primor da mocidade são vaidade”, a menos que se acate a verdadeira sabedoria. Ele declara: “Lembra-te, pois, do teu Grandioso Criador nos dias da tua idade viril.” Eclesiastes está cravejado de sabedoria divina. Ensina que a sabedoria é a verdadeira proteção, pois “preserva vivos os que a possuem”, diz Salomão. Jesus completa dizendo: “Persisti, pois, em buscar primeiro o reino e a Sua justiça, e todas estas outras coisas vos serão acrescentadas”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário